Terapias

O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado.

Aplicação
Os acupontos ficam sob a pele, não na superfície, e para que sejam estimulados devidamente e com segurança, as agulhas são introduzidas em diferentes graus de inclinação conforme o caso. O sentido das agulhas, o tempo e a forma de estimulação também podem variar conforme o tratamento específico.

Indicação
Entre as patologias reconhecidas como tratáveis por acupuntura onde há uma excelência da atuação desses profissionais inclui-se:

– Desvios de postura (congênitos ou adquiridos)
– Distensão/tensão muscular
– Dor em regiões específicas (pescoço, coluna e articulações)
– Dor/inflamações provindas de LER (lesões de esforço repetitivo)
– Paresias, paralisias
– Distúrbios funcionais do SNC – Sistema Nervosos Central
– Dor de cabeça e enxaqueca
– Nevralgia do nervo trigêmeo
– Paralisia facial (estágio inicial)
– Paresia após derrame cerebral
– Neuropatias periféricas
– Sequelas da poliomielite de estágio inicial
– Doença de Meniere
– Disfunção neurogênica da bexiga
– Incontinência urinária noturna
– Nevralgia intercostal
– Síndrome cervicobraquial
– Dor no nervo ciático
– Dor lombar
– Osteoatrite
– Epicondilite

Nosso espaço trabalha com diferentes tipos de acupuntura:
Acupuntura Estética
Auriculoterapia
Moxas
Ventosas

A acupuntura estética é um tratamento natural, seguro e eficaz que pode ajudar a retardar o envelhecimento.

Aplicação
Os acupontos ficam sob a pele, não na superfície, e para que sejam estimulados devidamente e com segurança, as agulhas são introduzidas em diferentes graus de inclinação conforme o caso. O sentido das agulhas, o tempo e a forma de estimulação também podem variar conforme o tratamento específico.

Indicação
Esta técnica é uma alternativa natural para o botox, combatendo as seguintes implicações do tempo:

– Alopecia (Calvície)
– Rugas
– Acne
– Celulite e Estrias
– Flacidez
– Emagrecimento e Gordura Localizada
– Envelhecimento
– Olheiras e Bolsas
– Quelóide
– Ptose de Mama
– Melasma, Cloasma (manchas no rosto)

Auriculoterapia é uma técnica de acupuntura, provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos já sendo aplicada na China 3.000 anos a.C., utiliza pontos de acupuntura localizados no pavilhão da orelha (cerca de 200). Atuando em alguns destes pontos é possível, dependendo da necessidade, promover associação com outros pontos de acupuntura localizados em outras partes do corpo. É uma técnica em que se usa o pavilhão auricular para efetuar estímulos aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o Sistema Nervoso Central. A auriculoterapia estimula pontos, situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se estimular esses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio.

Indicação
Cada organismo reage de uma forma ao estímulo, cada pessoa é um universo único. O principal objetivo deste tratamento é promover o equilíbrio do indivíduo e consequente bem estar. A terapia visa estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando resultados terapêuticos.

Auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa. Esta técnica possibilita também a desintoxicação causadas por drogas, álcool e nicotina. No Tabagismo os pontos deverão ser pressionados, por 30 segundos cada, ao acordar, após as refeições ao deitar e toda vez que sentir-se “nervoso”. No tratamento do stress os pontos deverão ser pressionados toda vez que o paciente sentir-se “nervoso” ou “angustiado”.

Paralelamente aos tratamentos médicos tradicionais (alopáticos) podemos recorrer ao tratamento diferenciado de Auriculoterapia, para diversos distúrbios, dos quais citamos apenas alguns como exemplo:

– Diabetes
– Distúrbios Endócrinos
– Labirintite
– Tendinite
– Stress
– Obesidade

A moxa originou-se no norte da China, Jiú (pinyin) significa literalmente, “longo tempo de aplicação do fogo”, sendo considerada uma espécie de acupuntura térmica é uma técnica terapêutica da Medicina Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na acupuntura. Esta prática, pela documentação antiga existente, parece ser anterior à acupuntura e é realizada na Europa, Oriente e Américas.

Aplicação
Esta técnica milenar de cura chinesa visa prevenir e tratar diversas doenças pelo aquecimento dos pontos de acupuntura através da queima de ervas medicinais. A erva mais utilizada é a Artemisia Vulgaris. Também podem ser usados outros materiais como o carvão, que apresenta odor mais suave.
A Moxa pode sere direta ou indireta. A primeira é realizada diretamente sobre a pele. A indireta é realizada com o bastão de Moxa e é o método mais usado atualmente, a uma distância de 1 a 2 cm da pele.

O tempo de permanência em cada ponto, ou mesmo as regiões que serão aquecidas pelo método depende de cada indivíduo, como também a quantidade de aplicações.

Indicação
Esta técnica realiza a tonificação energética, elimina a estagnação e regula a circulação energética. Dessa forma, melhora o funcionamento de órgãos e vísceras do corpo. Como principais indicações podemos citar:

– Dores nas costas, ombros, joelhos e tornozelos
– Calcâneo
– Epicondilite
– Ansiedade
– Estresse
– Depressão
– Asma
– Bronquite
– Diarréia
– Doenças crônicas de pele
– Hemorróidas
– Enurese
– Incontinência urinária
– Paralisia facial
– Enxaqueca
– Cólica menstrual
– Infertilidade
– Impotência sexual
– Compulsão alimentar
– Fraqueza e cansaço
– TPM

A ventosa desenvolvida no oriente tem base na acupuntura, entretanto a utilização desta técnica é milenar já que existem informações de seu uso no antigo Egito e até pelos gregos, nos escritos de Hipócrates no século IV a.C. Trabalha identificando os pontos de desequilíbrio, desobstruindo os canais que levam as energias vitais até os órgãos necessitados.

Além disso, ao estimular o cérebro a produzir mais endorfina e serotonina, tem-se como consequência uma sensação de bem-estar para o ser. Dessa forma, também é aplicado em casos de depressão, ansiedade ou patologias relacionadas com o emocional.

A aplicação é feita utilizando copos redondos de vidro aquecidos internamente com fogo, que expande o ar existente. Após aplicação numa área da pele, o ar aquecido começa a arrefecer e forma-se um vácuo parcial no interior. A diferença de pressão entre o ar interior e o exterior acaba por gerar uma força de sucção. As aplicações são realizadas imediatamente após o aquecimento em regiões específicas do corpo, principalmente nas costas.

O número de copos varia de acordo com a patologia que será trabalhada, também o tempo de permanência nas regiões pode alternar de 5 à 15 minutos.

A aplicação das ventosas deixa frequentemente uma marca púrpura na pele no local que foi sugado, isto é normal e vai desaparecendo aos poucos sem tratamento especial.

Método com Sangria
A estagnação do sangue, escuro e sujo nos músculos das costas ou das articulações é considerado pelas Medicinas Orientais como um dos elementos causadores de doenças. Na Europa, assim como na Ásia existiam vários métodos modificados de sangria e escarnificação. A utilização das ventosas pode ser feita com ou sem sangria, que consiste em retirar as toxinas do sangue através da pulsão do músculo com as ventosas. Assim se permanece um maior tempo com cada copo sobre a região tratada para formar uma bolha de sangue escuro. A mesma é estourada e depois coberta para não haver infecção. Esse método é milenar e difundido por todo o mundo. Também é conhecido como “sanguessugas de vidro” já que existem outras terapias que proporcionam efeitos curativos através da extração do sangue impuro.

Método na Massoterapia
As ventosas podem ser utilizadas em associação com outras terapias reforçando a efetividade destas. Pode-se utilizar para produzir o “efeito massagem” em regiões mais amplas como coxas e costas, para tratar as suas desordens. Esta massagem tem o efeito de remover a pele ressecada pela abertura dos poros e pela transpiração. Mecanicamente, aumenta o fluxo da linfa, reduzindo o edema, mantém a flexibilidade dos músculos, retira as adesões e as fibroses e mobiliza o funcionamento dos órgãos, descongestiona os bloqueios de energia, ativa a circulação e o funcionamento geral do corpo.

Indicação
– Limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo (produzidas pelos alimentos e outras fontes poluentes)
– Alívio de dores musculares
– Melhorar o sistema circulatório
– Redução de celulite e gordura localizada
– Tratamento de lombalgias
– Redução de dores abdominais
– Tratamento de hipertensão
– Contra-Indicação

A aplicação de ventosas é contra-indicado para casos de febre alta, convulsões ou cólicas, alergias na pele ou inflamações ulceradas, áreas em que o músculo é fino ou a pele não é plana por causa dos ângulos e depressões ósseas. Em mulheres grávidas não é recomendado o uso nas regiões do abdômen e lombar.

A auto-hemoterapia aumenta as defesas do organismo e elimina as bactérias, os vírus e as células cancerosas (neoplásicas) e a fibrina que é o sangue coagulado.
Esse aumento de produção de macrófagos pela medula óssea se dá porque o sangue no músculo funciona como um corpo estranho a ser retirado pelo Sistema Retículo Endotelial (SRE). Enquanto há sangue no músculo o Sistema mantém-se ativado.

Essa ativação máxima termina ao fim de cinco dias. A taxa normal de macrófagos é de 5% no sangue, e com a auto-hemoterapia, eleva-se para 22% durante esse período.

Do quinto ao sétimo dia declina, voltando a porcentagem inicial. Daí a razão de recomendarem que a aplicação seja repetida de sete em sete dias.

Segundo o médico Luiz Moura, o uso da auto-hemoterapia resulta num estímulo imunológico poderosíssimo.

Aplicação
Retira-se de 5 à 20ml de sangue da veia (antebraço) e posterior se faz uma reaplicação imediata no músculo da própria pessoa (braço os glúteos). A quantidade de sangue depende da necessidade de cada um, como também a continuidade que se dá ao tratamento auto-hemoterápico.

Indicação
A auto-hemoterapia é indicada para quase todos os tipo de patologias, já que estimula o corpo a combater as próprias doenças. Alguns exemplos de doenças que este processo terapêutico auxilia a combater:

– Doenças infecciosas e alérgicas
– Patologias auto-imunes
– Dor em regiões específicas (pescoço, coluna e articulações)
– Corpos estranhos como cistos ovarianos
– Miomas
– Cistite
– Hepatite
– Acne
– Câncer
– Obstrução de vasos sanguíneos

É um método terapêutico, mas também posso dizer que é um caminho profundo de autoconhecimento e libertação de padrões limitantes.

Principais Benefícios
– Compreender os principais motivos pelos quais adoecemos por amor ao nosso sistema de origem (transtornos alimentares, psicopatológicos, câncer, alergias e outras).

– Compreenda as principais causas dos padrões e crenças limitantes e impeditivas que repetimos ao longo da vida.

– Perceba melhor as dinâmicas ocultas e possíveis caminhos para solução através das ordens do Amor.

– Novos recursos para liberação de bloqueios e sentimentos impeditivos de uma vida plena.

A Constelação Familiar ou Sistêmica olha para as diversas consciências as quais somos tomados. Sabendo ou não, querendo ou não, gostando ou não, pertencemos à um grupo, a um sistema, a uma família, e assim funcionamos.

Este trabalho pode ser feito em grupos onde utilizamos representantes que nestes instantes assumem o papel de nossa ancestralidade para entendermos o tema que irá ser constelado ou na modalidade individual onde são utilizados bonequinhos e representações diversas.

Ao trabalhar com as cores para fins terapêuticos, o cromoterapeuta deve, antes de tudo, estar em equilíbrio físico, mental e espiritual. Ele deve analisar detalhes, buscando associar os sintomas às causas emocionais.

Na cromoterapia a cura se dá quando conseguimos ao mesmo tempo restabelecer o equilíbrio bioenergético do corpo e eliminar a forma pensamento negativa causadora da doença.

Muitas das doenças que afetam o homem tem sua origem na aura, ou seja, as doenças se estabelecem primeiramente à nível emocional/mental que mais tarde podem somatizar causando a doença no corpo físico.

A cromoterapia não trata apenas os sintomas, ela dirige-se a causa do desequilíbrio energético, ou seja, ela atinge o campo energético dos órgãos e sistemas.

As essências florais são extratos líquidos sutis, geralmente ingeridos via oral, usados para tratar questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente.

As essências florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior.

Problemas de saúde frequentemente têm suas origens nas emoções; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir, primeiro como conflitos mentais e depois como doença física.

É uma ciência que permite, graças a observação da íris, detectar perturbações orgânicas, metabólicas, nutricionais, nervosas, hormonais e certas patologias. Isso é possível estudando os numerosos sinais que devemos interpretar na íris (parte colorida do olho).

É um método simples, econômico e não agressivo. Temos como objetivo elaborar um programa de desintoxicação e reconstrução do organismo com a finalidade de conscientizar e melhorar as carências nutricionais do indivíduo, melhorando com isto, sua qualidade de vida.

Também possibilita descobrir várias características de uma pessoa através de uma análise de sua personalidade.

A íris é, talvez, o microssistema mais perfeito que existe, no sentido de dar a conhecer a constituição geral, bem como os “órgãos de choque” do indivíduo. Estas informações permitem ao iridiologista um leque de opções para prevenir e manter a saúde do ser humano em equilíbrio.

É o conjunto de toques exercidos com as mãos e outras partes do corpo ou acessoriamente com aparelhos, sobre uma ou mais partes do corpo com fins terapêuticos, desportivos, estéticos, emocionais, lúdicos e sexuais (área onde as pessoas em geral tem mais bloqueios, geralmente, apenas pela falta do autoconhecimento).

Tendo as suas mais variadas modalidades por exemplo: terapêuticas, relaxantes, com pedras, bambu , tântrica, etc.
A massagem além de utilizar da manipulação manual dos tecidos moles do corpo, pode realizar movimentos nas articulações, alongamentos e demais exercícios como aplicações de calor e frio.

O toque LIBERTA e HARMONIZA o Ser, se realizado com carinho, amor e respeito!

Gratidão ao Universo por confiar a nós MASSOTERAPEUTAS, a oportunidade de reconduzir a energia muitas vezes em desequilíbrio ao seu fluxo natural.

O que tu és nas tuas relações com os outros renova as forças vivas da natureza, ou impede-as de se expandir e circular. Por meio dos teus atos, participas no movimento eterno das coisas. Tornas-te RESPONSÁVEL.

Aqui está então o principal objetivo de praticarmos a meditação: despertar nossa consciência, o que por si só nos faz pessoas totalmente diferentes do que somos, com diferentes capacidades, objetivos e percepções. A prática da meditação remete a tempos antiguíssimos e está representada em todas as grandes religiões do mundo como o budismo, hinduísmo, cristianismo, sufismo, judaísmo, taoísmo, entre outras.

Existem muitas técnicas e conceitos.

A Meditação está ao alcance de qualquer pessoa que se dispuser a praticar ou melhor dizendo a vivenciar.

Nesta jornada todos aprendemos pois, o autoconhecimento, é a meta enquanto o caminho, são as mais diversas formas de MEDITAR.

Os Koans
Um koan é uma frase enigmática que tem como objetivo propor um problema à mente que ela não consegue resolver. Dessa forma fazemos com que a mente se canse procurando uma resposta que ela não pode encontrar, uma vez que a resposta para um koan está além da mente, em um nível superior. Conforme a mente vai se cansando ela vai também se aquietando até ficar em completo silêncio.

Esse é o objetivo do koan, silenciar a mente e ao mesmo tempo atrair levemente o sono. Quando adormecemos, mesmo que por um breve instante, com a mente em silêncio, é que vivemos a experiência mística.

Pode-se escolher, por exemplo, um dos koans abaixo para praticar a meditação:

– Quem é aquele que está só no meio de dez mil coisas?
– Se tudo se reduz à unidade, a que se reduz a unidade?

A Psicoterapia Holística vai além, buscando descobrir os fatores emocionais, mentais, energéticos e espirituais que criaram a condição para que uma doença ou conflito tenha se instalado.

Sendo assim, a Psicoterapia Holística trata cada caso como único, para exemplificar pensemos em duas pessoas que possuem um mesmo problema de saúde, podemos dizer, sem medo de errar que na grande maioria das vezes, embora o problema seja semelhante os caminhos pelos quais o problema se instalou são muito diferentes.

A constituição de cada um dos envolvidos é única, temperamento e caráter individuais que necessitam de uma abordagem também individual, aliás, o termo indivíduo significa exatamente algo não dividido, total.

A doença é a última instância em resultado dos desequilíbrios: Emocional, Mental, Energético, Espiritual que em alguns destes pontos, com o tempo termina por afetar o corpo físico.

A medicina trata deste último enquanto a Psicoterapia Holística procura reintegrar o homem, restabelecendo a harmonia e o equilíbrio entre os diversos centros de força, quando se alcança o reequilíbrio dos corpos sutis o corpo físico reage prontamente com saúde.

Quando falamos em Psicoterapia Holística trata-se, na verdade, da mais antiga concepção acerca do homem.

Energia é a palavra chave da Nova Era. Vivemos imersos num campo energético e acabamos nos iludindo com as questões da matéria.

Aqueles que escolhem trilhar o caminho do Reiki, percebem uma transformação interna muito profunda. Trata-se de um compromisso com sua própria evolução, o caminho mais curto é o enfrentamento de si mesmo de forma amorosa e corajosa.

Assim seremos capazes de mobilizar outros irmãos a ampliarem sua percepção.

O grupo tem pela frente uma longa jornada, mas só se fortalece com a participação de cada um e todos na mesma sintonia.

Por isso a prática do amor é fundamental, devemos atuar como irmãos, afinal somos todos um. Lembrem disso. Acreditem nisso. E vivam isso!

Gratidão!

O “KI” a energia vital
O “KI”, energia vital, entra pela nossa inspiração e percorre todo o nosso corpo revitalizando todas as células em todos os níveis, ao expirarmos, descarrega todo o estresse acumulado e energia estagnada, proporcionando uma harmonia perfeita.

Através de nossos vícios, pensamentos negativos, alimentação inadequada, maus hábitos, vida atribulada, etc., acabamos deixando se formarem alguns bloqueios, que se acumulam em certos pontos energéticos e podem ser comparados com as comportas de uma represa, prejudicando a livre circulação da energia vital. Pode ser detectada através de certas atitudes como: preocupação, medo, raiva, tristeza, baixa auto-estima, stress, depressão, desânimo, entre outras. Devemos compreender nosso corpo de forma holística “total”, ou seja, não devemos dividi-lo em partes.

A verdadeira saúde se encontra na harmonia em todos os planos. Já foi comprovado que na maior parte de nossas doenças no corpo físico tem sua causa em nível emocional, mental e/ou espiritual. Tudo o que acontece em algum nível, reflete-se nos outros. Por isso devemos procurar manter essa harmonia, para que nossa energia vital flua livremente.

Acredito que este poema maravilhoso de Ser Lindo, define este dia e para aqueles que não puderam estar, não fiquem tristes deixem seu contato que retornaremos em breve.

Canção do dia de sempre
Tão bom viver dia a dia…
A vida assim, jamais cansa…
Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu…
E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência… esperança…
E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.
Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.
Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!
E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas…

Mario Quintana

A Terapia do Sentir busca exatamente o que o nome propõe.

Ensina o indivíduo a sentir-se profunda e verdadeiramente, física e espiritualmente, buscando assim o entendimento próprio em cada situação para um melhor aproveitamento daquilo que veio fazer nessa existência corpórea, adequando o ser com ele mesmo, quebrando máscaras, preconceitos, travas e culpas criadas ao longo do tempo.

Uma terapia que engloba diversas outras terapias, conforme a necessidade do paciente, dentre elas:

– Psicoterapia
– Regressão consciente
– Regressão pelo toque
– Terapia Sexual
– Reflexologia
– Reiki
– Cromoterapia
– Apometria
– Massagem Tântrica
– Terapia Corporal