Moxaterapia

A moxa originou-se no norte da China, Jiú (pinyin) significa literalmente, “longo tempo de aplicação do fogo”, sendo considerada uma espécie de acupuntura térmica é uma técnica terapêutica da Medicina Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na acupuntura. Esta prática, pela documentação antiga existente, parece ser anterior à acupuntura e é realizada na Europa, Oriente e Américas.

 

Aplicação

Esta técnica milenar de cura chinesa visa prevenir e tratar diversas doenças pelo aquecimento dos pontos de acupuntura através da queima de ervas medicinais. A erva mais utilizada é a Artemísia Vulgaris. Também podem ser usados outros materiais como o carvão, que apresenta odor mais suave.A Moxa pode sere direta ou indireta. A primeira é realizada diretamente sobre a pele. A indireta é realizada com o bastão de Moxa e é o método mais usado atualmente, a uma distância de 1 a 2 cm da pele.O tempo de permanência em cada ponto, ou mesmo as regiões que serão aquecidas pelo método depende de cada indivíduo, como também a quantidade de aplicações.

 

Indicação

Esta técnica realiza a tonificação energética, elimina a estagnação e regula a circulação energética. Dessa forma, melhora o funcionamento de órgãos e vísceras do corpo. Como principais indicações podemos citar:

 

– Dores nas costas, ombros, joelhos e tornozelos

– Calcâneo

– Epicondilite

– Ansiedade

– Estresse

– Depressão

– Asma

– Bronquite

– Diarréia

– Doenças crônicas de pele

– Hemorróidas

– Enurese

– Incontinência urinária

– Paralisia facial

– Enxaqueca

– Cólica menstrual

– Infertilidade

– Impotência sexual

– Compulsão alimentar

– Fraqueza e cansaço

– TPM


© 2018 | Shanti Om Terapias