Auriculoterapia

Auriculoterapia é uma técnica de acupuntura, provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos já sendo aplicada na China 3.000 anos a.C., utiliza pontos de acupuntura localizados no pavilhão da orelha (cerca de 200). Atuando em alguns destes pontos é possível, dependendo da necessidade, promover associação com outros pontos de acupuntura localizados em outras partes do corpo. É uma técnica em que se usa o pavilhão auricular para efetuar estímulos aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o Sistema Nervoso Central. A auriculoterapia estimula pontos, situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se estimular esses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio. 

 

Indicação

Cada organismo reage de uma forma ao estímulo, cada pessoa é um universo único. O principal objetivo deste tratamento é promover o equilíbrio do indivíduo e consequente bem estar. A terapia visa estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando resultados terapêuticos.A auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa. Esta técnica possibilita também a desintoxicação causadas por drogas, álcool e nicotina. No Tabagismo os pontos deverão ser pressionados, por 30 segundos cada, ao acordar, após as refeições ao deitar e toda vez que sentir-se “nervoso”. No tratamento do stress os pontos deverão ser pressionados toda vez que o paciente sentir-se “nervoso” ou “angustiado”.

 

Paralelamente aos tratamentos médicos tradicionais (alopáticos) podemos recorrer ao tratamento diferenciado de Auriculoterapia, para diversos distúrbios, dos quais citamos apenas alguns como exemplo:

 

– Diabetes

– Distúrbios Endócrinos

– Labirintite

– Tendinite

– Stress

– Obesidade


© 2018 | Shanti Om Terapias